A HERANÇA ILÍQUIDA E INDIVISA – A SUCESSÃO

A HERANÇA ILÍQUIDA E INDIVISA – A SUCESSÃO.

A cabeça de casal (COELHO) da herança do falecido marido (SÓCRATES) reuniu com os seus filhos (O POVO) e disse:- Meus filhos, o vosso pai (SÓCRATES) deixou-nos na miséria, pois temos uma dívida que, por cada 100 € do que produzimos (PIB) só SOBRAM 2 €, sendo que os restantes 98 € são para pagar a dita cuja (DÍVIDA). Por isso meus filhos (POVO) tenho que vos pedir a vossa ajuda e para já, pois caso contrário é a nossa ruína total.

….E qual é a ajuda que tu queres nossa mãe querida(COELHO), perguntou o filho ZÉ (Zé POVO)……Ao que a mãe (COELHO) respondeu:-Quero os vossos subsídios de férias e de natal, para além de outras receitas (TAXAS) que vocês meus filhos (POVO) acharem melhor.

…..Está bem, diz o João. Está bem, diz o Manuel…..Enfim, todos de ACORDO.

Passados que foram dois anos, o filho Zé (ZÉ POVO) disse aos seus irmãos que precisava de fazer uma reunião com todos e falar com a mãe (COELHO), pois ele já estava a ficar também endividado, pedindo dinheiro a particulares.  E assim foi….A reunião fez-se com a presença de todos e da cabeça de casal (COELHO).

A certa altura, diz o Pedro para a mãe (COELHO):- Oh mãe, como é que estão as coisas? Ao que a mãe (COELHO) respondeu:- PIOR, meus filhos, muito PIOR. Se na altura da morte do vosso pai (SÓCRATES) os 100 € davam para pagar 98€ de dívida e ainda SOBRAVAM 2 €, agora, os mesmos 100€ do nosso produto (PIB) já não chegam e ainda tenho que pedir a uns amigos (TROIKA) mais 22€, pois a nossa dívida aumentou para 122€ do que produzimos.

…..Mas isso é verdade, mãe?- questionou o outro filho João?…..É sim meu querido filho.

Então, mãe (COELHO), desculpa, mas se eu tivesse possibilidade de escolher, preferia que tivesses sido tu (COELHO) a primeira pessoa a morrer……pois o nosso pai (SÓCRATES) quando herdou dos nossos avós (Cavacos e cavaquinhos, etc e tal) também herdou dívidas que eles lhe deixaram…..Por isso, minha mãe (COELHO) eu te digo isto e vou ter que EMIGRAR.

 

One response to “A HERANÇA ILÍQUIDA E INDIVISA – A SUCESSÃO

  1. António Barbosa Marques

    Gosto imenso deste texto tem uma narrativa discreta mas perceptível par pessoas inteligentes que conseguem descodificar o conteúdo desta mensagem. Eu acrescento o PIB deste País em 2011 era de 94% hoje é de 129% estamos muito mais pobres mas diz o Luís Montenegro Lider da bancada parlamentar do PSD que o País está melhor mas que o POVO está pior. Solicito ao Povo Português que devem dar a resposta a esta afirmação nas próximas eleições quer Europeias quer legislativas não esqueçam o sofrimento destes últimos ANOS. Bem ajam

Deixe uma Resposta

